A melhor investigação geotécnica de rochas

Sabemos como poder conhecer a fundo as características do solo é fundamental para assegurar uma construção ainda mais segura e estável. Seja uma casa, um prédio ou um viaduto, é de suma importância saber a fundo o tipo de terreno que será trabalhado.

Então, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre um tipo de investigação geotécnica ideal para realizar a retirada de amostras de maciços rochosos e solos considerados impenetrável ao SPT: a sondagem rotativa.

Essa sondagem, como o seu próprio nome sugere, é um método de investigação que utiliza sondas rotativas para a perfuração do solo e assegurar a obtenção facilitada de amostras para posterior análise.

As sondas rotativas utilizadas neste método são providas de hastes, coroas de corte diamantadas e barriletes amostradores que atuam de forma conjunta e mecanizada para a perfuração do solo. Sua ação perfurante se dá pelas forças de penetração e rotação que atuam com poder cortante.

Dessa maneira, é possível tirar boas amostras dos maciços rochosos – chamadas de testemunho – e garantir uma análise eficiente para a descrição do perfil daquele terreno.

A profundidade que as sondas podem chegar é sempre estabelecida com antecedência de acordo com a própria finalidade da sondagem. Isto é, se o objetivo é estudar camadas mais superficiais, a sondagem é interrompida assim que as amostras necessárias são retiradas, a mesma coisa com estudos sobre camadas mais profundas.

Portanto, se você deseja uma investigação ainda mais eficiente sobre os maciços rochosos e solos considerados impenetráveis ao método de sondagem a percussão, não hesite em contar com uma empresa especializada nesse método de investigação com sondas rotativas!

Postagem criada em: 14/02/2022 - 16:48


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.