O melhor método de estudo geotécnico do solo:

Sabemos como conhecer a fundo as características apresentadas pelo terreno é de grande importância para que as obras sejam realizadas com ainda mais segurança e a partir das melhores técnicas de acordo com a demanda apresentada pelo solo.

Então, em vista da grande importância dos estudos geotécnicos do solo para qualquer tipo de construção (podendo até mesmo reduzir os custos com determinados materiais), hoje resolvemos falar um pouco mais sobre um dos melhores métodos de estudo realizados atualmente.

A sondagem a percussão com SPT, também conhecida no mercado como sondagem SPT ou somente como sondagem a percussão, é um método de estudo do solo que consiste na penetração de um equipamento padrão no solo para a aplicação de golpes com a mesma força e avaliar a sua facilidade (ou dificuldade) de penetração no solo.

Apresentando de maneira simplificada, neste método de sondagem um equipamento é cravado no solo e, após, há a aplicação de golpes com o objetivo de fazer o equipamento em questão penetrar mais 45 centímetros no terreno.

Para avaliar o solo, a cada 15 centímetros que o equipamento aprofunda na superfície do terreno, é realizada a anotação de quantos golpes foram necessários. E, assim, é possível obter parâmetros muito importantes sobre as características do terreno.

Com eficiência, essa sondagem permite a identificação do tipo de solo, geologia, cor, valores de resistência à penetração do equipamento amostrador e demais dados que a obra precisa para assegurar uma construção segura.

Portanto, se você deseja assegurar um excelente estudo geotécnico para a caracterização do seu solo, não hesite em contar com uma empresa especializada nesse método SPT de sondagem!

Postagem criada em: 14/02/2022 - 16:54


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.