Ideal para medir a intensidade da força

A força pode ser estudada de diferentes formas, uma vez que ela age de roma ampla e é necessário entender especificamente qual vertente da força é desejado saber. Falando assim, pode até parecer complicado, mas é um pouco mais fácil do que parece.

De forma simples, quando falamos sobre a força, devemos destacar que ela pode ser estudada de quatro formas: a partir do ponto aplicação, ou seja, do ponto exato onde essa força está sendo aplicada; pode ser estudada a partir do seu sentido, a orientação onde está sendo aplicada (direta, esquerda, em cima, embaixo) e pode ser estudada através da sua direção e intensidade.

A direção refere-se a linha que essa força é aplicada, se é na vertical, na horizontal ou na diagonal de um outro corpo(o que influencia na forma que esse corpo será afetado) e a intensidade é o valor dessa força aplicada.

Falando especificamente sobre a intensidade dessa força, a sua medição é feita através de um instrumento de medição bastante específico: o dinamômetro. O dinamômetro é composto por uma estrutura, mola e um gancho em uma das extremidades da mola.

Assim, com essa composição bem simples, a intensidade da força é interpretada através da reação da mola com a força aplicada pelo corpo encaixado no gancho.

Para garantir a precisão dos resultados obtidos, é muito importante que a calibração do dinamômetro seja feita sempre antes do uso, a fim de garantir a alta precisão dos resultados obtidos em suas aferições.

Essa calibração é feita com o auxílio de pesos e demais aparelhos certificados, que apresentam os valores corretos de acordo com os padrões presentes nas normas para que você garanta uma medição de alta confiabilidade.

Postagem criada em: 22/09/2022 - 16:52


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.