A melhor sondagem para retirar amostras de rochas

O SPT é um método de sondagem muito eficiente e que permite a obtenção de amostras dos mais diversos tipos de solos para sua devida caracterização, contudo, esse método não é tão eficiente para os solos rochosos, onde os equipamentos da sondagem SPT encontram uma maior resistência para a penetração.

Dessa maneira, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre a melhor sondagem para perfurar esses solos rochosos e que apresentam maior resistência aos equipamentos do SPT: a sondagem rotativa.

A sondagem rotativa, como o seu próprio nome já nos apresenta, é um tipo de sondagem que conta com uma sonda rotativa muito resistente para realizar a perfuração de solo e das rochas, possibilitando excelentes amostras e fragmentos para analisar e identificar maiores características daquele solo.

Essa sonda é composta por hastes, coroas de corte diamantadas e barriletes amostradores, que realizam a perfuração do terreno e permitem que seja possível retirar amostras tanto da superfície quanto de camadas mais profundas do solo, de acordo com a necessidade de cada projeto.

Sim, esse tipo de sondagem pode ser realizada tanto para retirar amostras da superfície do terreno e proporcionar uma análise mais eficiente quanto para retirar fragmentos e amostras de camadas mais profundas para identificar maiores características do terreno que será trabalhado.

Portanto, se você precisa de boas amostras de rochas e de demais solos rochosos para estudo daquela área, não hesite em contar com uma empresa especializada na sondagem rotativa e assegure uma excelente perfuração das rochas para obtenção de fragmentos do maciço rochoso!

Postagem criada em: 14/02/2022 - 15:07


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.