Método ideal para trechos resistentes ao SPT

Sabemos bem como conhecer a fundo as características de um solo é fundamental para garantir uma obra ainda mais eficiente e estável. Contudo, de acordo com os resultados necessários, é preciso retirar amostras de camadas ainda mais profundas e isto pode ser bastante desafiador.

Afinal, muitas vezes as camadas mais superficiais de um terreno podem ser fáceis de se trabalhar, garantindo amostras eficientes e que permitem uma análise bem feita. Porém, quando se é necessário obter amostras de solos mais profundos ou camadas rochosas impenetráveis ao SPT, o que fazer?

Hoje, resolvemos falar um pouco mais sobre um método muito eficiente de sondagem para essas situações, que une dois métodos de estudos muito eficientes a fim de se obter amostras ainda melhores para as análises do solo.

sondagem mista é, de maneira simples, um método que une a sondagem a percussão e a sondagem rotativa para realizar a obtenção das melhores amostras dos trechos de solo e trechos de rocha.

O primeiro passo desse método de sondagem é a instalação da sonda de perfuração, que deve ser realizada em meio ao solo seco. Essa sonda precisa ser instalada em uma plataforma de escavação plana ou no solo e devidamente ancorada para que possa reduzir de maneira a vibração e manter todas as estruturas ao redor da obra preservadas.

Por fim, após essa instalação, o próximo passo é combinar a perfuração rotativa e a perfuração SPT, de maneira onde cada perfuração atua de acordo com o solo ideal e permite a obtenção de amostras puras e excelentes para a análise do solo, garantindo uma investigação que se projeta ao longo de toda a extensão do terreno com eficiência!

Postagem criada em: 14/02/2022 - 16:47


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.