Saúde e bem-estar no local de trabalho:

Um ambiente de trabalho seguro, higiênico e livre de riscos é fundamental em todas as empresas e, pensando nisso, resolvemos apresentar como a higiene ocupacional no ambiente de trabalho funciona e a sua grande importância no local de trabalho.

Com o principal objetivo de controlar, analisar e reconhecer todos os possíveis riscos que originam algum tipo de doença no ambiente de trabalho, essa área lida com os riscos a partir da avaliação dos agentes danosos, com foco nos que podem ocasionar alguma doença ocupacional.

Os agentes de risco podem ser segmentados em cinco categorias, são elas os agentes químicos, agentes físicos, agentes biológicos, ergonômicos e os agentes de acidentes presentes no local de trabalho.

Para lidar com estes riscos, a higiene do trabalho se divide em quatro etapas: a antecipação de riscos, o reconhecimento do risco, a avaliação de risco e o controle de risco. Cada uma com uma função distinta e extremamente importante.

Durante a antecipação de riscos, os riscos potenciais são avaliados para que medidas preventivas possam ser tomadas antes que quaisquer processos industriais sejam implementados ou modificados.

Já o reconhecimento do risco é a etapa responsável pela identificação dos riscos ambientais que podem afetar o bem-estar dos colaboradores, sendo realizado um estudo sobre as matérias-primas, subprodutos e produtos, métodos, procedimentos de rotina, processos produtivos, instalações e equipamentos existentes.

A avaliação do risco é a etapa onde se inicia a avaliação quantitativa dos riscos, considerando todos os limites de tolerância estabelecidos pela norma regulamentadora NR-15.

E, por fim, o controle de risco é a etapa para a minimização ou a eliminação dos riscos a partir de todos os processos anteriores de antecipação e reconhecimento desses agentes no ambiente de trabalho.

Postagem criada em: 12/08/2021 - 16:08


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.