Não perca tempo no despacho de cargas:

Quem lida com o comércio exterior, seja para a exportação ou importação de produtos, já se deparou com o termo “carga desembaraçada” e isto nada mais significa do que o fato de que a carga está pronta para ser despachada, após passar com êxito em todos os trâmites.

Muito comumente, os despachos podem ser atrasados em sua fase final, e é sobre ele que viemos falar hoje. O desembaraço aduaneiro, muitas vezes confundido com o próprio despacho, é, na verdade, a fase final dele, na qual deve ser apresentado uma série de documentos para que a mercadoria seja liberada.

Essa etapa envolve a Receita Federal, multas, tributação, entre outros, por isso, é realizada somente por profissionais com vasto conhecimento em análise de faturas comerciais, conhecimento sobre regimes especiais, como a admissão temporária e cartas de crédito, e, também, emissão de documentos necessários para importação e outras situações administrativas.

Entre os documentos envolvendo essa fase do despacho estão o Comprovante de Importação, o Documento de Conhecimento de Carga, o Comprovante de Pagamento de Taxa do Departamento de Marinha Mercante (o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante -AFRMM) e o Comprovante de Pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Ainda podemos destacar a Declaração de Trânsito Aduaneiro e a Declaração de Importação como documentos de suma importância. Além disso, ao registrar a DI, você deverá pagar os impostos e é somente após o pagamento que as mercadorias serão fiscalizadas

Por fim, neste momento você poderá receber o canal verde, quando tudo estiver de acordo, canal amarelo, quando os documentos precisam ser conferidos pelo fiscal, ou o canal vermelho, quando há a necessidade de abrir o conteúdo para uma conferência detalhada. Portanto, se atente a todas as documentações para não haver erros.

Postagem criada em: 21/09/2021 - 09:59


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.