Seus colaboradores usam os EPI 's corretamente?

O Brasil ocupa posições altas nos rankings de doenças, mortalidades e acidentes de trabalho. Segundo estudos, o nosso país acumulou mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalho desde 2012, sendo estimado um registro a cada 49 segundos, um dado muito preocupante.

Esses casos vão desde locais de trabalho insalubres até uso incorreto ou inadequado dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPI’s, por negligência empresarial, e, para minimizar estes casos, surgem cada vez mais empresas de treinamentos em segurança do trabalho.

Essas empresas fornecem todas as orientações necessárias tanto para as empresas quanto para os colaboradores, garantindo o cumprimento de todas as normas regulamentadoras e a atuação dentro da legislação trabalhista vigente. 

Esses treinamentos podem ser realizados por meio de workshops, compartilhamentos de conteúdos específicos e dinâmicos ou, também, de maneira formal, de acordo com o segmento e atuação da empresa. Seu principal objetivo é garantir que a orientação chegue até os colaboradores com eficiência para a sua máxima segurança.

Estes treinamentos são regidos pelas seguintes NRs:

  • NR-06, que determina que os colaboradores utilizem EPIs e participem de treinamentos sobre a utilização correta dos equipamentos;
  • NR-10, que exige um curso básico e complementar para os profissionais que irão realizar os serviços em instalações elétricas; e
  • NR-12, que determina treinamentos para operadores de máquinas.

Por fim, além dos treinamentos, essas empresas especializadas também podem oferecer soluções para os programas de controle médico, de gerenciamento de riscos e de prevenção de riscos ambientais, visando sempre promover e garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

Postagem criada em: 19/08/2021 - 15:37


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.