Como garantir um ambiente de trabalho adequado?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é obrigatório em qualquer empresa, sendo ela de pequeno, médio ou grande porte, porque visa, principalmente, preservar a integridade dos profissionais controlando quaisquer ocorrências de riscos ambientais existentes ou futuros no ambiente de trabalho.

A legislação da segurança do trabalho brasileira entende como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos. Levando em consideração a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, o PPRA com a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos tem como função melhorar a qualidade do ambiente de trabalho dos colaboradores de uma empresa.

Este programa deve ser desenvolvido por um engenheiro do Trabalho ou por um técnico de Segurança do Trabalho. Também é possível contar com uma consultoria PPRA para a elaboração dos projetos mais adequados para a empresa, oferecendo aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro, livre de stress e adequado de forma ergonômica.

Com este programa melhorando a qualidade do ambiente de trabalho, é possível notar um aumento da produção. Afinal, os colaboradores estarão mais motivados e trabalhando em um local propício para o desenvolvimento das suas atividades.

Além do aumento da produção, a empresa estará atuando dentro da legislação e evitará com muita eficiência multas e outras implicações fiscais. Vale ressaltar que a multa por não implantação do programa de prevenção de riscos ambientais é calculada pelo número de colaboradores existentes na empresa.

Por fim, um PPRA deve conter um planejamento anual com metas, prioridades e cronogramas estabelecidos, estratégias e metodologias de ação, registro e divulgação dos dados e, principalmente, uma avaliação do desenvolvimento do programa para garantir o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho.

Postagem criada em: 05/08/2021 - 11:39


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.