O que fazer quando o limite RADAR é ultrapassado?

É de conhecimento geral que, quando vamos começar a realizar ações de importação e exportação de produtos e mercadorias, devemos prestar muita atenção no RADAR Siscomex para que não tenhamos maiores problemas. Neste cenário, quando o limite de RADAR é ultrapassado, se faz de suma importância realizar uma revisão de modalidade RADAR.

Essa revisão se faz necessária porque o Siscomex bloqueia de forma totalmente automática o registro da Declaração de Importação, mais conhecida pela sua sigla DI, onde um processo administrativo deve ser apresentado de maneira obrigatória à Receita Federal para análise.

E, nesta análise, é verificado diversos fatores, tais como a capacidade financeira, fiscal e, também, jurídica da sua corporação para as operações de importação ou exportação de produtos.

Quando a empresa já possui alguma movimentação e alguns anos de mercado, essa análise é direcionada à documentação fiscal para uma verificação minuciosa das informações referentes ao recolhimento de impostos, notas fiscais dos últimos anos e contribuições gerais.

Já quando a empresa em questão é nova e não possui muitas movimentações, o procedimento envolve a comprovação da capacidade financeira da corporação por meio de extratos bancários, com a integralização do capital e os documentos que apresentam dados detalhados sobre os investimentos.

Nesta revisão são analisadas as condições gerais das empresas, se há a existência de sócios e a sua situação cadastral junto aos órgãos fiscalizadores. Sua origem de capacidade financeira também é analisada e, caso tenha alguma irregularidade, os processos de fiscalização são iniciados.

Por fim, podemos concluir que essa revisão é um procedimento bem complexo, por isso, ressaltamos que contar com uma assessoria pode ser muito útil para que você não tenha maiores complicações e elimine os riscos de operação.

Postagem criada em: 01/10/2021 - 15:36


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.