O bem-estar dos colaboradores importa:

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, conhecido como PCMSO, é um dos programas que as empresas devem obrigatoriamente desenvolver e implementar para prevenir o surgimento de doenças laborais físicas ou psicológicas.

PCMSO segurança do trabalho caminham lado a lado ao garantir que os colaboradores de uma empresa terão um ambiente adequado e propício para o desenvolvimento das suas atividades, reduzindo possíveis doenças ocupacionais.

Mesmo que seja obrigatório para todas as empresas que possuem ao menos um funcionário contratado sob o regime CLT, com a não implementação sujeita a multas e outras penalidades, as empresas podem notar como esse projeto proporciona um aumento na produtividade.

Um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades, além de manter a integridade física e mental dos colaboradores, promove uma motivação ainda maior das equipes durante a realização das suas obrigações, diminuindo ausências e necessidade de remanejar funções e tarefas.

O PCMSO torna obrigatório alguns exames, como os admissionais, de mudança de cargo, retorno ao trabalho e demissionais, bem como exames complementares periódicos e específicos de acordo com os riscos que o colaborador está exposto para garantir seu bem-estar e providenciar possíveis medidas preventivas.

Por fim, caminha ao lado da segurança do trabalho porque visa manter a integridade física e mental dos colaboradores durante todo o exercício da sua função, desde a proteção necessária para a sua saúde física até o seu bem-estar mental, evitando, por exemplo, o presenteísmo, situação onde o colaborador está no trabalho mas não se concentra nas suas atividades.

Postagem criada em: 09/08/2021 - 11:36


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.