Implemente os programas de prevenção de acidentes!

Sabemos como os colaboradores estão expostos a diversos agentes e fatores de risco durante o exercício da sua função, seja agentes físicos, como vibrações e ruídos, agentes químicos, como gases e poeiras, agentes biológicos, como vírus e bactérias, ou, também, ergonômicos. Por este motivo, o número de acidentes e doenças ocupacionais é tão elevado.

Sendo assim, a engenharia de segurança do trabalho empresas assume um papel de extrema importância: é a responsável por avaliar os riscos, desenvolver e implementar os programas de segurança e de prevenção de acidentes e, principalmente, reduzir os casos de acidentes e doenças ocupacionais nas corporações.

O Brasil está entre os dez primeiros no ranking mundial de países com maiores casos de acidentes de trabalho e, entre o G20, ocupa a segunda posição do país com mais taxas de mortalidade, perdendo apenas para o México.

Dados apontam que, desde 2012, o nosso país acumulou mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalho, sendo estimado um registro a cada 49 segundos. Então, a implementação de programas para a prevenção destes acidentes não é apenas uma obrigação como também, uma urgência.

A implementação dos programas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais pode acontecer por meio da orientação sobre uso correto de equipamentos de proteção individual, os EPI’s, por exemplo, ou usando o conhecimento técnico para orientar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a famosa Cipa, sobre a atuação da corporação em relação às Normas Regulamentadoras.

Por fim, os profissionais da segurança do trabalho podem emitir laudos técnicos, realizar treinamentos, palestras, inspeções periódicas e muito mais para garantir a implementação dos melhores projetos e ações para a empresa em questão.

Postagem criada em: 18/08/2021 - 16:52


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.