Tudo sobre os exames de um novo funcionário:

Quando uma empresa contrata um novo funcionário, ele deve realizar uma série de exames para assegurar que está apto a realizar suas atividades. Afinal, um funcionário que irá trabalhar na área de construção civil, por exemplo, não deve ter problemas cardíacos ou de tonturas porque as chances dele sofrer algum acidente de trabalho são altas.

Mas, quais são esses exames? Chamados de exames admissionais, são obrigatórios pelo artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho e fazem parte da contratação do colaborador, ou seja, toda e qualquer empresa que funciona sob o regime CLT deve encaminhar o seu novo funcionário para a realização destes exames para efetivar sua contratação.

Esses exames são: a anamnese médica, a avaliação física e psicológica e os exames complementares. Começando pela anamnese médica, é uma entrevista realizada pelo médico com o paciente buscando entender seu histórico de saúde física e mental.

Com esta anamnese, o médico reúne informações relevantes sobre o histórico de saúde familiar e outras queixas e dados importantes sobre antigas funções exercidas pelo paciente, bem como se estava exposto a algum tipo de risco nos trabalhos realizados anteriormente.

Já a avaliação física e psicológica são os exames clínicos, realizados sempre depois da anamnese, visando avaliar se há ocorrências de doenças ocupacionais de outros trabalhos, tanto física quanto psicológicas.

Por fim, estão os exames complementares, especificados de acordo com a tarefa que o colaborador irá realizar para verificar se ele está apto para a função. Algum desses exames são a audiometria para profissionais de telemarketing, por exemplo, e acuidade visual para motoristas.

Postagem criada em: 13/08/2021 - 15:50


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.