Documentos necessários para começar a importar:

Quando pensamos em começar a importar produtos e mercadorias, há primeiro, uma série de documentações a serem apresentadas para que a sua corporação possa começar a investir em negociações internacionais dentro da lei. Essas documentações servem para habilitar a sua empresa no RADAR Siscomex.

Mas para que serve essa habilitação? De modo simples e geral, todas as empresas que realizam negócios no exterior devem possuir essa habilitação para evitar fraudes e, além disso, para comprovar que a sua empresa possui recursos para as operações no exterior.

Para que a sua imersão no mercado internacional seja assertiva, você pode contar com uma revisão de estimativa RADAR Siscomex, que analisa as documentações necessárias. Entre elas, podemos destacar:

  • Cópia da conta de água, energia e plano de internet referente aos últimos três meses anteriores à data do requerimento da empresa solicitante; e

  • Cópia do IPTU com a indicação do proprietário, cópia da escritura do imóvel ou do seu contrato de locação e cópia do alvará de funcionamento da empresa solicitante, com o comprovante de pagamento referente aos últimos três meses.

Além disso, há alguns outros documentos também indispensáveis para essa habilitação, sendo eles:

  • Contrato mútuo registrado em cartório com o comprovante da transferência de recursos e identificação do remetente do empréstimo em caso de empréstimo por meio de pessoa física ou jurídica;

  • Contrato de empréstimo da empresa junto a instituição financeira concedente, com todos os detalhes da taxa, prazos, garantias e custos de devolução em casos de empréstimos bancários;

  • Extrato bancário da empresa dos últimos três meses imediatamente anteriores a sua data de protocolização do requerimento; e

  • Balancete de verificação da empresa, mostrando o período de três meses imediatamente anterior à data de protocolização do requerimento.

Portanto, se atente a todos esses documentos e faça uma checklist para evitar o esquecimento de algum documento, o que acarretará no atraso da sua liberação.

Postagem criada em: 01/10/2021 - 14:02


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.