Como controlar agentes de risco?

Como o próprio nome sugere, o programa de gerenciamento de riscos, também conhecido através da sigla PGR, é um programa que visa melhorar e facilitar o gerenciamento dos riscos que existem nos ambientes de trabalho. É adotado por muitas empresas porque os benefícios que traz são diversos.

Este programa, de modo geral, tem como objetivo que acidentes de trabalho e doenças laborais aconteçam e prejudiquem a integridade da saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa. vale ressaltar que estes riscos também podem trazer danos à corporação e, também, ao meio ambiente.

Utilizando técnicas eficazes que não permitem a possibilidade de um acidente, este programa é estruturado sob um escopo que atende de maneira estrita aos requisitos necessários, garantindo sua eficácia na prevenção de possíveis acidentes.

Sabemos que nem sempre os acidentes podem ser totalmente evitados, portanto, além de visar prevenir estes acidentes, visa, também, apontar requisitos para a minimização dos danos, sejam eles de impactos a curto, médio ou longo prazo.

Este programa identifica todos os riscos em um ambiente de trabalho e os avalia para saber o nível de risco que apresenta, estudando medidas de como eliminá-lo ou, ao menos, controlá-lo, e garantir um ambiente de trabalho seguro e adequado para o desenvolvimento da atividade dos colaboradores.

Por fim, identifica agentes físicos, como frio, radiação, ruídos e vibrações, agentes químicos, como gases, poeiras e produtos que, comprovadamente, podem causar câncer, ou agentes biológicos, como vírus, bactérias e outros microorganismos, para promover maior qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 08:24


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.