Como preservar a saúde dos seus colaboradores?

Quando falamos de PPRA e PCMSO, estamos falando de dois programas similares que se complementam para garantir a saúde dos profissionais no ambiente de trabalho. Desde empresas de pequeno porte até grandes corporações são obrigadas a implementar estes programas, respeitando as complexidades e particularidades da sua empresa. 

A primeira sigla significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, que visa preservar a integridade dos profissionais controlando quaisquer ocorrências de riscos ambientais existentes ou futuros no ambiente de trabalho, levando em consideração a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. 

Deve ser desenvolvido por um engenheiro do Trabalho ou por um técnico de Segurança do Trabalho, de acordo com a norma regulamentadora NR-09, e deve conter um planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronogramas e uma avaliação de desenvolvimento.

O PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e é voltado para o controle da saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa no exercício da sua função, visa, também, monitorar casos de doenças desenvolvidas por conta do trabalho e promover medidas de controle, tratamento e amenização.

Deve ser desenvolvido por um médico do Trabalho de acordo com a norma regulamentadora NR-07, que exige exames médicos admissionais, de mudança de cargo e de retorno ao trabalho e torna obrigatório exames médicos periódicos.

Por fim, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é elaborado primeiro e serve como base para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. São complementares, contudo, enquanto o PCMSO foca na saúde por meio da prevenção, o PPRA contempla agentes de risco que interferem na qualidade de vida dos funcionários.

Postagem criada em: 05/08/2021 - 11:37


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.