O que o PCMSO exige além dos exames admissionais:

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, muito mais conhecido através da sua sigla PCMSO, é um dos programas que as empresas devem obrigatoriamente desenvolver e implementar para prevenir o surgimento de doenças laborais físicas ou psicológicas nos seus colaboradores.

Além de tornar obrigatório a realização de exames admissionais, também torna obrigatório a realização de exames demissionais, retorno ao trabalho, exames complementares periódicos e específicos de acordo com os riscos que o colaborador em questão está exposto e, também, avaliações clínicas para mudança de função.

Afinal, este programa é voltado para o controle da saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa no exercício da sua função, monitorando casos de doenças desenvolvidas por conta do trabalho e promovendo medidas de controle, tratamento e amenização. E, com estes exames, é possível avaliar a ocorrência de possíveis doenças laborais com muita mais eficácia.

Quando um funcionário é promovido ou a empresa realiza um reajuste de funções e tarefas, mais uma grande bateria de exames deve ser realizada de maneira obrigatória, entre esses exames, podem ser pedidos audiometria, acuidade visual, radiografia, ECG e EEG, além da anamnese ocupacional, anamnese física e exames físicos em geral.

Esses exames buscam avaliar os aspectos gerais de saúde do colaborador que será afetado com a troca de cargo, analisando se o mesmo possui a aptidão física e psicológica necessárias para exercer a função e se a atividade não irá comprometer a integridade física ou mental do colaborador.

Por fim, o principal objetivo desses exames é proporcionar o bem-estar dos colaboradores na empresa, garantindo que o mesmo não sofra com um ambiente de trabalho estressante ou inadequado de forma ergonômica durante o exercício das suas atividades.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 16:55


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.