Cuide da saúde física dos seus funcionários!

A avaliação da saúde dos colaboradores de uma empresa é essencial para demonstrar a preocupação da empresa com os seus colaboradores, principalmente os que estão expostos a riscos decorrentes da postura e dos esforços físicos.

Entre as avaliações, está o laudo ergonômico, um documento que pode ser elaborado após uma solicitação de um juiz em causas trabalhistas. A partir deste documento, é possível identificar a estrutura que a organização oferece aos seus colaboradores a fim de verificar se há condições que podem comprometer a saúde dos funcionários.

Este documento pode ser elaborado por educadores físicos, fisioterapeutas, engenheiros de segurança e médicos do trabalho, desde que tenham conhecimento e habilitação ligados à área da ergonomia. 

Já a análise ergonômica do trabalho (AET) é voltada para avaliação e análise das relações entre a demanda de doenças, acidentes e produtividade com as condições de trabalho, organização e sistemas de trabalho.

A AET pode, também, auxiliar a identificar as condições psicológicas existentes no ambiente laboral e, obrigatoriamente, deve ser realizada anualmente. As principais diferenças entre estes dois documentos é que a AET é mais vasta, avaliando todas as questões no quesito ergonômico em uma corporação.

Contudo, ambos são fundamentais para a avaliação de saúde dos colaboradores de uma empresa a fim de fornecer incentivo para adaptações que poderão aperfeiçoar a relação entre a produção e o bem-estar do funcionário no ambiente de trabalho. 

Por fim, a ergonomia é um assunto sério e determinante para a integridade dos colaboradores da sua empresa. A norma regulamentadora NR-17 foi elaborada para estabelecer os parâmetros ideais para condições de trabalho dos colaboradores, garantindo máximo desempenho, conforto e segurança.

Postagem criada em: 05/08/2021 - 11:38


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.