Evite problemas na liberação de mercadoria!

É de conhecimento geral que cada país dispõe de leis e regulamentações próprias para a importação ou exportação de mercadorias. Essas normas burocráticas muito comumente são baseadas em termos internacionais, contudo, é fundamental estar sempre atento a todas as legislações para evitar quaisquer problemas na liberação das mercadorias.

Por isso, observar a documentação necessária para o desembaraço aduaneiro de cargas é essencial para que você não tenha problemas na saída ou entrada dos produtos. É importante salientar que o desembaraço das mercadorias e o despacho são coisas distintas: o desembaraço é a etapa de liberação das cargas. 

E, por ser a última fase ou ato final do regime aduaneiro de conferência de mercadorias, que o desembaraço é considerado uma das etapas mais importantes. Afinal, é a partir dele que as cargas são liberadas ou não, o que pode atrasar a chegada dos seus produtos.

Quando ouvimos dizer que uma carga foi desembaraçada, quer dizer que ela atendeu todas as normas e critérios a partir da apresentação com êxito de todos os documentos e está livre para seu dono.

Entre alguns documentos necessários, podemos destacar Comprovante de Importação, o Documento de Conhecimento de Carga, o Comprovante de Pagamento de Taxa do Departamento de Marinha Mercante, entre outros. Além disso, ainda há a Declaração de Trânsito Aduaneiro e a Declaração de Importação.

Por fim, vale dizer que ao registrar a Declaração de Importação, você deverá realizar o pagamento de alguns impostos e é somente após este pagamento que as mercadorias serão fiscalizadas. Então, se atente, também, ao pagamento dos tributos para evitar o atraso da liberação das suas cargas.

Postagem criada em: 21/09/2021 - 10:00


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.