Como está a saúde dos funcionários da sua empresa?

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, também conhecido como PCMSO, visa controlar a saúde física e mental dos colaboradores de uma empresa no exercício da sua função, monitorando casos de doenças desenvolvidas por conta do trabalho para promover medidas de controle, tratamento e amenização desses casos.

O programa faz parte de um conjunto de iniciativas que uma empresa deve tomar para garantir e melhorar a saúde dos seus colaboradores. Deve ser desenvolvido por um especialista em Medicina do Trabalho, de acordo com as regulamentações da norma NR-07 para evitar problemas futuros com processos previdenciários ou trabalhistas.

Contudo, também é possível contar com uma consultoria PCMSO para um desenvolvimento, implementação e acompanhamento mais prático do programa, garantindo que os colaboradores possam estar seguros contra o surgimento de doenças laborais físicas ou psicológicas.

Entre as regulamentações da norma, podemos ressaltar a obrigatoriedade da realização de exames admissionais, de mudança de cargo, retorno ao trabalho e demissionais, bem como exames complementares periódicos e específicos de acordo com os riscos que o colaborador em questão está exposto.

Esta iniciativa dentro das corporações assume um caráter preventivo, realizando uma avaliação e diagnóstico precoce de quaisquer agentes que possam apresentar riscos à saúde dos colaboradores. É obrigatória em todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Por fim, a não implementação deste programa pode acarretar em multas e outras implicações legais para a empresa. O cálculo é baseado no número de colaboradores que a empresa em questão possui, de acordo com as regulamentações da segunda parte da norma NR-28.

Postagem criada em: 05/08/2021 - 11:41


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.