Os exames obrigatórios para efetivar a contratação

Empresas que possuem um colaborador ou mais sob o regime CLT devem, obrigatoriamente, implementar o PCMSO, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que visa monitorar casos de doenças desenvolvidas por conta do trabalho e promover medidas de controle, tratamento e amenização.

Esse programa possui um caráter preventivo, afinal, realiza com eficiência o rastreamento para um diagnóstico precoce de quaisquer agentes que possam apresentar riscos à saúde dos colaboradores a fim de evitar possíveis doenças ocupacionais e torna obrigatório alguns exames, como os admissionais, demissionais e muitos outros.

Focando nas avaliações admissionais periódicas, são, de modo geral, divididas em três etapas: a anamnese médica, a avaliação física e psicológica e os exames complementares. Vale ressaltar que esses exames são obrigatórios para efetivar a contratação do colaborador.

Começando pela anamnese médica, é uma espécie de entrevista realizada por médico que busca compreender o histórico de saúde física e mental do colaborador, reunindo informações relevantes sobre o histórico de saúde familiar e outras queixas e dados importantes sobre antigas funções exercidas pelo paciente.

Esta anamnese busca, também, verificar se o colaborador em questão bem como se estava exposto a algum tipo de risco nos trabalhos realizados anteriormente.

Já a avaliação física e psicológica são os exames clínicos, realizados sempre depois da anamnese, visando avaliar se há ocorrências de doenças ocupacionais de outros trabalhos, tanto física quanto psicológicas.

Por fim, os exames complementares é a etapa onde são encaminhados exames específicos de acordo com a tarefa que o colaborador irá realizar, verificando se ele está apto para a função.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 08:22


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.