Qual programa engloba os agentes nocivos do local?

Visando garantir uma melhor qualidade no ambiente de trabalho, a legislação torna obrigatório o desenvolvimento e implementação de diversos programas. Entre eles, está o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, mais conhecido através da sua sigla PPRA.

Mas o que é este programa? De modo geral, o PPRA é um programa que visa preservar a integridade física dos colaboradores de uma empresa controlando todas as ocorrências de riscos ambientais já existentes ou futuros no ambiente de trabalho.

Este programa pondera a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais e, por meio de ações, iniciativas, projetos, técnicas e práticas, possui como objetivo principal tornar o ambiente de trabalho mais seguro e adequado para os colaboradores da empresa em questão.

Muitas vezes, o PPRA é confundido com o PCMSO, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, contudo, o PCMSO foca na saúde dos colaboradores por meio da prevenção, já o PPRA é um desdobramento, contemplando todos os agentes de risco que podem interferir na qualidade de vida dos funcionários a curto, médio ou longo prazo.

Este programa é regido pela norma regulamentadora NR-09, que considera como agentes de risco os agentes físicos, como temperaturas extremas, vibrações e ruídos,  os agentes químicos, como poeiras, neblinas e gases, e os agentes biológicos, como bactérias, vírus e outros microorganismos.

Por fim, deve ser desenvolvido por um engenheiro do Trabalho ou por um técnico de Segurança do Trabalho, contendo um planejamento anual com metas, prioridades, cronogramas, estratégias, metodologias de ação, registro dos dados e uma avaliação do desenvolvimento do programa, verificando a sua eficácia na melhoria do ambiente de trabalho.

Postagem criada em: 18/08/2021 - 15:49


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.