Evite doenças laborais na sua empresa:

Entre as iniciativas que uma empresa deve tomar para melhorar a saúde e qualidade de trabalho dos seus colaboradores durante o exercício da sua função, está o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Também conhecido através da sigla PCMSO, visa controlar a saúde física e mental dos funcionários.

Com este programa, é possível monitorar casos de doenças desenvolvidas por conta do trabalho e promover medidas de controle, tratamento e amenização. Possui um caráter preventivo, afinal, realiza com eficiência o rastreamento para um diagnóstico precoce de quaisquer agentes que possam apresentar riscos à saúde dos colaboradores.

Ao contar com empresas de PCMSO especializadas, além de ter um desenvolvimento, implementação e avaliação muito mais prático desse programa, você poderá ter a certeza de que está seguindo todas as normas regulamentadoras, como a NR-07, e evitará multas e outras implicações legais.

Vale ressaltar que o cálculo das multas é baseado no número de colaboradores que a empresa em questão possui, seja apenas cinco funcionários ou grandes equipes, de acordo com as regulamentações da segunda parte da norma NR-28, que fala sobre as penalidades.

O PCMSO obriga a realização de exames admissionais, de mudança de cargo, retorno ao trabalho e demissionais, bem como exames complementares periódicos e específicos de acordo com os riscos que o colaborador está exposto para garantir que estará seguro contra o surgimento de doenças laborais físicas ou psicológicas.

Por fim, este programa deve ser estruturado seguindo um planejamento anual, com ações e exames que serão executados ao longo do ano e acompanhado por estatísticas e resultados, para garantir que as medidas tomadas estão sendo eficazes para melhorar a saúde e o ambiente de trabalho dos colaboradores.

Postagem criada em: 05/08/2021 - 11:42


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.