Confira como reduzir impostos na importação

Sabemos como os custos dos impostos, seja na importação de mercadorias ou na exportação delas, podem sair muito alto e prejudicar a saúde financeira de qualquer corporação. Sendo assim, foi criada a opção de realizar a importação ex tarifário, um meio onde se torna possível reduzir os custos da importação.

O ex tarifário é um regime fiscal no qual viabiliza o investimento em tecnologias do exterior com maior facilidade para estimular o crescimento do país e a competitividade de empresas nacionais, gerando mais vagas de emprego, aumento na economia e assim por diante.

Além disso, esse benefício possui uma durabilidade de dois anos após a sua aprovação e ainda pode ser prorrogado para que as empresas possam continuar importando com mais facilidade para contribuir para a renda nacional com a geração de empregos e o crescimento do país.

Esse benefício apresenta uma redução direta nos custos com o Imposto de Importação e redução indireta nos recolhimentos de impostos relacionados às operações de compra internacional, como o IPI e o ICMS, por exemplo.

Vale destacar que esse benefício possui um efeito muito positivo no EBITDA, expressão em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que em sua tradução significa Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, mais conhecido como Lajida.

Por fim, esse benefício ainda impacta na melhora na infraestrutura nacional com o aumento dos investimentos em BK - os bens de capital ou bens de produção, como equipamentos, instalações e serviços necessários para a produção de outros bens - e BIT, bens de informática e telecomunicações que envolvem hardwares e softwares, sendo um ótimo recurso.

Postagem criada em: 29/09/2021 - 16:32


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.