Obrigações acessórias sem burocracia:

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial, é um projeto do governo federal para  a unificação das informações dos colaboradores de uma empresa.

Foi desenvolvido em conjunto com a Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

De modo geral, esse projeto possibilita que as empresas possam cadastrar as informações dos seus colaboradores com o objetivo padronizar, centralizar as obrigações e combater a sonegação dos impostos.

Com o seu surgimento, em 2014, muitos pensaram que era mais uma obrigação tributária, contudo, o seu surgimento foi para facilitar os processos burocráticos. Afinal, não são poucos os documentos que as empresas precisam apresentar para o governo, então, o eSocial visa centralizar todos os dados.

Não é segredo para ninguém que é extremamente importante enviar todos os dados corretamente, por isso, contar com uma assessoria para eSocial pode ser um grande diferencial que garante o envio correto de todos os dados, além de facilitar a admissão de novos colaboradores alinhando o PCMSO e o PPRA com as informações do RH.

Por fim, o eSocial apresenta diversas vantagens tanto para os empregadores quanto para os empregados. Com a centralização dos dados em uma única guia, garante maior produtividade para as empresas ao dispensar a necessidade de duplicar as informações.

Já para os empregados, garante a transparência das informações trabalhistas e previdenciárias nos seus contratos de trabalho, o que é fundamental para o recebimento dos seus benefícios futuramente.

Postagem criada em: 09/08/2021 - 11:27


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.