Segurança e saúde ocupacional no local de trabalho

Um ambiente adequado e seguro para o desenvolvimento das tarefas dos colaboradores é fundamental não apenas para evitar multas e outras penalidades, mas, também, para manter a integridade física e mental dos funcionários.

E, em vista disso, uma consultoria em insalubridade é essencial para as empresas e corporações que precisam e desejam se adequar à gestão da segurança e da saúde ocupacional no ambiente de trabalho.

Essa consultoria nada mais é do que uma avaliação sobre os riscos a que a empresa está exposta, considerando os agentes físicos, químicos e biológicos danosos encontrados para quantificar o nível de insalubridade.

Essa avaliação acontece através de estudos de operações, exposições e, também, atividades dos funcionários, identificando os riscos e as suas fontes geradoras. Após, é realizado uma análise dos cargos e o tempo de exposição aos agentes.

Para a conclusão da consultoria, é elaborado um laudo de insalubridade com propostas de ações que visam eliminar ou neutralizar os riscos, proporcionando uma maior qualidade no ambiente de trabalho.

Vale ressaltar que os colaboradores que trabalham em locais insalubres podem receber um adicional de insalubridade, sendo em 40% para insalubridade de grau máximo, 20% para grau médio e 10% para grau mínimo. Contudo, mesmo pagando o adicional, a empresa ainda deve realizar medidas de neutralização dos agentes danosos

Por fim, este laudo pode ser elaborado para o monitoramento do grau de insalubridade do local, sendo analisado anualmente para verificar a eficácia das propostas e analisando, também, se a empresa pode cessar o pagamento dos adicionais de insalubridade.

Postagem criada em: 09/08/2021 - 11:35


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