Como orientar seus colaboradores?

Atualmente, o Brasil é o segundo país do G20 com mais mortalidades por acidentes de trabalho, perdendo apenas para o México, e dados apontam que o nosso país já acumulou mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalho desde 2012, um número muito preocupante.

Em suma, é estimado que há um registro de acidente de trabalho a cada 49 segundos, o que pode ser considerado como inaceitável, afinal, temos diversas normas regulamentadoras que referem-se aos requisitos e procedimentos em relação à medicina do trabalho, segurança do trabalho, preservação e proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

E podemos destacar que o cumprimento dessas normas é obrigatório, então, o que está causando tantos acidentes de trabalho? A negligência empresarial é um fator a ser citado, afinal, além de muitas empresas não seguirem da maneira necessária as normas regulamentadoras, não fornecem aos seus colaboradores o treinamento de segurança do trabalho.

Estes treinamentos são regidos pelas NRs 6, 10 e 12 e determinam, respectivamente, sobre os colaboradores utilizarem EPIs e participarem de treinamentos sobre a utilização correta dos equipamentos, um curso básico e complementar para os profissionais que irão realizar os serviços em instalações elétricas e treinamentos para operadores de máquinas.

Por fim, esses treinamentos podem ser realizados por meio de workshops, compartilhamentos de conteúdos específicos e dinâmicos ou, também, de maneira formal. Se adaptando para o modo que mais se adequar a empresa a fim de garantir que os colaboradores recebam as devidas orientações e instruções para a sua maior segurança no exercício da sua função.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 16:11


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.