Local de trabalho saudável: como promover?

Sabemos que muitas empresas vêm se conscientizando a respeito da saúde dos seus colaboradores. Antes, a preocupação era voltada às multas e penalidades, mas, atualmente, as grandes corporações percebem como isso pode ser fundamental para uma grande produtividade.

Entre alguns programas obrigatórios para as empresas, está a medicina ocupacional, também conhecida como medicina do trabalho, que é voltada a prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades exercidas no ambiente de trabalho.

A prevenção de doenças de trabalho é um direito do trabalhador segundo a Constituição, contudo, as empresas notam como a prevenção e tratamento das doenças ocupacionais aumentam a produtividade ao diminuir ausências e necessidade de remanejar funções e tarefas.

Esta área da medicina busca a manutenção da higiene e salubridade do ambiente de trabalho, fiscalizando e acompanhando as condições no qual o empregado está exposto física ou psicologicamente. 

São responsáveis, também, por desenvolver e implantar o PCMSO, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, nas empresas, visando oferecer as melhores condições possíveis para cada trabalho desenvolvido.

Para o detalhamento de todo o projeto, a equipe responsável deve ser constituída por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, que possuem um conhecimento aprofundado sobre as atividades realizadas para criar medidas preventivas e panoramas de futuros problemas. 

Por fim, há alguns exames no qual os colaboradores de uma empresa devem realizar para que a sua saúde e condições de trabalho sejam fiscalizadas. Além dos exames admissionais e demissionais, há exames para mudança de cargo, retorno ao trabalho, e, também, como exames periódicos e específicos de acordo com os riscos que o colaborador está exposto.

Postagem criada em: 06/08/2021 - 11:43


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.