Os benefícios de um local de trabalho salubre:

Muitas empresas vêm adotando cada vez mais medidas e práticas para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e garantir um local de trabalho adequado de forma ergonômica e livre de stress.

Inicialmente, essas medidas eram tomadas para evitar multas e outras penalidades, contudo, muitas corporações podem observar como cuidar do ambiente de trabalho traz muito mais vantagens do que o esperado.

Um ambiente de trabalho seguro e adequado para o desenvolvimento das atividades proporciona maior motivação para os colaboradores de uma empresa, evitando licenças, atestados, acidentes de trabalho, ausências e necessidade de remanejamento de tarefas e funções.

Vale ressaltar que essas medidas proporcionam um grande aumento na produtividade e, consequentemente, nos lucros da empresa, afinal, um ambiente de trabalho seguro e livre de acidentes além de aumentar a produção, evita, também, ações judiciais.

Focando agora na obrigatoriedade da medicina e segurança do trabalho em todas as empresas e na legislação que a rege, esse conjunto de práticas está presente no capítulo V da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) com aprovação pela lei nº 6.514/1977.

A legislação aborda conceitos básicos de organização, segurança, higiene e conforto nos ambientes de trabalho. Aborda, também, de maneira um pouco resumida, os temas das NRs, como equipamentos e máquinas, atividades perigosas ou insalubres e, também, segurança e eletricidade.

Por fim, essa legislação atribui, de modo geral, responsabilidades às empresas, trabalhadores e entidades do governo para prevenir acidentes e doenças ocupacionais, para que, ao mesmo tempo em que garante a implementação dessas medidas e práticas por meio das empresas, garantir que os colaboradores as cumpram para a preservação da sua integridade física.

Postagem criada em: 17/08/2021 - 08:18


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.