Ambiente de trabalho saudável: confira

Garantir um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores vai muito além de evitar multas e outras penalidades: uma equipe motivada produz muito mais e evita transtornos com ausências e necessidade de remanejamento de tarefas.

Entre um dos programas obrigatórios que as empresas devem implementar, está o PPRA de segurança do trabalho. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é, muitas vezes, confundido com o PCMSO, contudo, mesmo que complementares, são programas bem distintos.

Podemos salientar que a grande diferença entre o PPRA e o PCMSO é que enquanto o primeiro pode ser visto como um desdobramento, que contempla os agentes de riscos que interferem no ambiente de trabalho, o PCMSO foca na saúde do colaborador, por meio da prevenção.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é um programa que visa preservar a integridade dos profissionais controlando quaisquer ocorrências de riscos ambientais existentes ou futuros no ambiente de trabalho, sempre levando em consideração a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. 

Os riscos que se encontram no ambiente podem ser físicos, como ruídos, vibrações, frio, pressão ou radiação, químicos, como gases, poeiras, neblinas, vapores e produtos que, comprovadamente, podem causar câncer, ou biológicos, como vírus, bactérias e outros microorganismos como fungos e parasitas

E, para a preservação da integridade física dos colaboradores, este projeto trata de ações, iniciativas, projetos, técnicas e práticas para tornar o ambiente de trabalho muito mais seguro para todos os colaboradores.

Por fim, é desenvolvido por um engenheiro do Trabalho ou por um técnico de Segurança do Trabalho, de acordo com a norma regulamentadora NR-09, e deve conter um planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronogramas e uma avaliação de desenvolvimento.

Postagem criada em: 11/08/2021 - 16:27


Sobre a categoria dessa página Consultoria: Conheça um pouco mais sobre Consultorias oferecidas por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação do serviços.