Você sabe quais riscos o seu maquinário apresenta?

Para qualquer ambiente de trabalho que utiliza máquinas e equipamentos para o desenvolvimento das atividades, há uma série de normas e regulamentações a serem seguidas a fim de garantir a segurança de todos os colaboradores. Por esta razão, resolvemos falar um pouco mais sobre um dos requisitos dessas normas.

A Norma Regulamentadora NR-12 dispõe um requisito sobre a emissão de um relatório de segurança das máquinas, mais conhecido como apreciação de risco. Mas, o que é essa apreciação de risco? De maneira geral, é um processo que busca identificar máquinas e equipamentos que ofereçam qualquer risco ao operador.

apreciação de risco de máquina compreende as etapas de análise de risco e avaliação de risco. A análise de risco tem por objetivo definir as especificações dos limites das máquinas da indústria, identificando os perigos que elas apresentam é uma estimativa de riscos que podem oferecer. Neste relatório, é indicado o nível de risco da máquina, como desprezível, baixo, alto, muito alto ou inaceitável.

Já na avaliação dos riscos, é elaborado medidas e planos para minimizar ao máximo esses riscos a fim de apresentar no documento, além dos limites das máquinas e os riscos que elas oferecem, medidas efetivas para a minimização desses riscos no ambiente de trabalho.

Por fim, contar com uma empresa altamente especializada que possua profissionais altamente especializados é fundamental para que você garanta uma apreciação de riscos adequada e que cumpra todos os padrões previstos por lei para garantir que a sua indústria continue atuando em conformidade com a legislação.

Postagem criada em: 03/12/2021 - 10:02


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.