Como Entender a Qualidade do Solo

Você sabe do que se tratam os processos geotécnicos? Sabe para que eles servem, e qual a importância dos mesmos? Vamos entender neste artigo, para então entendermos mais afundo sobre o ensaio de permeabilidade.

Quando falamos sobre processos geotécnicos, estamos falando nada mais, nada menos do que estudos que são realizados no solo a ser trabalhado em um projeto de engenharia civil. Dentre eles, o estudo de permeabilidade recebe destaque por ser um dos mais utilizados, consistindo especificamente na medida da vazão deste solo, sendo representada pelo volume de água absorvido ou retirado, com um intervalo de tempo em função da aplicação de diferenciais de pressão, sendo induzido por colunas de água.

Ou seja, são um conjunto de ensaioso executados em furos de sondagens, e é muito importante que seja executado com cautela e precisão por profissionais qualificados para resultados eficientes e que ofereçam a segurança que se espera de um trabalho bem desenvolvido.

Vale lembrar que para toda a execução deste ensaio e mesmo os profissionais envolvidos deve-se cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Este estudo geotécnico deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Postagem criada em: 13/08/2021 - 10:03


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.