Tudo sobre a conversão de baixa tensão:

Diversos locais trabalham com baixas tensões em suas redes elétricas e, uma dúvida muito comum que encontramos no mercado entre as pessoas é sobre a entrada de energia elétrica em baixa tensão em ambientes de grande porte, como as indústrias.

Hoje resolvemos falar um pouco mais sobre isso, já que é um assunto bastante interessante. A energia elétrica, quando vinda da concessionária para as indústrias, não vem em baixa tensão.

Essa baixa tensão é obtida através de uma conversão. De forma sucinta, a energia elétrica é recebida nas edificações pela cabine primária, que trabalha com altas e médias tensões, e em conjunto dessa cabine primária, é instalado uma cabine secundária, que irá trabalhar com as baixas tensões.

Então, o meio de conversão dessa baixa tensão é a cabine secundária, que atua de maneira individual para o local, sendo instalada exclusivamente para esse dimensionamento de carga em baixa tensão para o local, visando garantir sempre máxima segurança no seu uso.

Para dimensionar essa cabine secundária, é necessário levar em consideração o tipo da carga, o local, a demanda e a categoria de rede onde está inserido devido ao elemento que irá consumir a carga para que não haja uma sobrecarga da cabine ou um desperdício dos parte do sistema.

Além disso, é fundamental que o local conte com profissionais altamente especializados para que não tenha maiores dores de cabeça com a sua entrada de baixas tensões na rede, tendo maior segurança na sua conversão e dimensionamento pelo local.

Por fim, ainda podemos dizer que os ambientes industriais devem investir em manutenções periódicas nessas cabines secundárias para que o local se mantenha sempre seguro e em conformidade com os critérios das normas regulamentadoras no uso das baixas tensões.

Postagem criada em: 24/05/2022 - 19:25


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.