Como evitar os problemas na tubulação?

Sabemos como as tubulações são itens fundamentais para o funcionamento das indústrias. Seja no transporte de fluidos ou de ar entre equipamentos que contam com caldeiras ou vasos de pressão em sua estrutura, as tubulações devem sempre estar em pleno funcionamento para que a produção industrial se mantenha dinâmica.

Contudo, com o seu uso constante, as pressões e o passar do tempo, há um desgaste natural de todos os componentes que compõem as tubulações, causando vazamentos, perda de pressão ou, até mesmo, perda da eficiência das válvulas, como as válvulas de alívio, o que implica de maneira direta na segurança do local.

E, uma das maneiras mais práticas de evitar que isso aconteça é investir na inspeção de tubulação periódica. Essa inspeção tem como objetivo analisar toda a estrutura das tubulações, incluindo seus componentes e toda a sua extensão pela indústria para identificar possíveis falhas, danos, desgastes, vazamentos e demais problemas que podem implicar na sua operação.

É importante salientar que essa inspeção só pode ser feita por profissionais altamente capacitados para garantir que toda a tubulação será inspecionada com atenção e, além de identificar possíveis danos, garantir a sua atuação de acordo com os requisitos previstos pelas normas regulamentadoras, como a NR-13 que trata das caldeiras, vasos de pressão e suas tubulações.

Portanto, não hesite em pesquisar entre as empresas da sua região para garantir que todas as tubulações da sua indústria, até mesmo as inativas e abandonadas, estejam de acordo com as normas para que não deixem de apresentar a segurança tão necessária.

Postagem criada em: 06/12/2021 - 15:01


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.