Atenção a este requisito da NR-13!

Os vasos de pressão são amplamente vistos e utilizados no ambiente industrial e, por este motivo, esses mesmos ambientes devem estar sempre atentos aos requisitos das Normas Regulamentadoras para que não sejam multados ou tenham seus equipamentos fiscalizados por irregularidades.

Dessa maneira, resolvemos falar um pouco mais sobre um dos requisitos presentes na NR-13, a norma que cuida especificamente das caldeiras, tubulações, tanques metálicos e vasos de pressão, em conjunto de todos os seus componentes como as válvulas de segurança. Qual requisito é este? O da obrigatoriedade do laudo de calibração de válvula de segurança.

Esse laudo visa proporcionar maior segurança e proteção à saúde dos trabalhadores e também para a integridade física do estabelecimento ao garantir que a válvula atue de maneira adequada e não apresente qualquer anomalia. A ausência do laudo dos dispositivos de segurança deixa o equipamento inapto para operar, o que pode causar acidentes, interdições e prejuízos financeiros.

É fundamental que as calibrações aconteçam de maneira periódica e o prazo mais indicado é a cada doze meses, contudo, esse prazo pode mudar de acordo com cada aplicação da indústria e pressões na qual a válvula é submetida, portanto, é válido se manter atento às informações dadas pelo fabricante.

Por fim, não podemos deixar de salientar a importância de contar somente com profissionais habilitados para que a calibração aconteça de maneira adequada e a emissão do laudo obedeça a NR-13 para que você não tenha maiores dores de cabeça com irregularidades das válvulas ou qualquer outro dispositivo de segurança.

Postagem criada em: 07/12/2021 - 14:38


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.