Essencial para a segurança no trabalho em altura:

Você sabe o que é o projeto de linha de vida? De uma maneira simples, esse projeto é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores que desenvolvem suas atividades no trabalho em altura. É durante este projeto, por exemplo, que os sistemas de proteção contra quedas são inspecionados através de uma análise dimensional, visual e ensaio dos principais componentes para garantir a máxima segurança do colaborador.

Esse projeto é realizado de acordo com as orientações da Norma Regulamentadora NR-35 do MTE, a norma que estipula todos os padrões básicos e requisitos de segurança para o trabalho em altura, e, também, de acordo com as orientações normativas internacionais.

Com este projeto, é possível identificar quaisquer avarias, deformações ou desgastes que os sistemas de proteção poderiam apresentar durante o uso, evitando que o colaborador desenvolva suas atividades sem um sistema de proteção contra quedas eficiente. Afinal, o número de acidentes por trabalho em altura ocupa 40% das notificações.

Com a verificação de todos os cabos de aço, pilares de suporte, elementos unidos por soldagem, esticadores, troleys, ponto de ancoragem e demais componentes que a linha de vida possuir, é possível garantir que o trabalhador se locomova em segurança quando está trabalhando a mais de dois metros de altura do chão.

Portanto, não deixe de investir na realização desses projetos e promova maior segurança para os seus colaboradores durante o desenvolvimento das suas atividades. Vale destacar que a inspeção das linhas de vida desses projetos devem ser realizadas de maneira anual para assegurar condições de trabalho adequadas.

Postagem criada em: 08/12/2021 - 10:18


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.