A importância de analisar as máquinas antes do uso

O número de acidentes de trabalho causados por máquinas e equipamentos sempre foi muito elevado, contudo, é possível evitá-los com uma simples prática e é sobre ela que viemos falar: a inspeção em equipamentos diária. Essa inspeção nada mais é do que uma avaliação em todo o equipamento antes do seu uso, e, apesar de muito simples, pode salvar vidas no ambiente de trabalho.

Essa inspeção consiste em uma avaliação rápida em todo o equipamento fazendo o uso dos próprios sentidos, não é necessário o uso de qualquer outro objeto e é isso que a torna tão prática. Utilizando apenas a nossa visão, audição e o tato é possível identificar qualquer anomalia no funcionamento dos equipamentos, seja uma lâmpada de emergência que não funciona ou, até mesmo, o tempo lento de resposta de algum sistema de freio.

Com o principal objetivo de avaliar qualquer risco que o maquinário possa apresentar ao seu operador durante o uso, essa inspeção é capaz evitar inúmeros acidentes e, ainda, garantir uma rotina de trabalho muito mais segura ao decorrer do dia, o que resulta uma produção ainda mais dinâmica e evita maiores dores de cabeça, como multas, pelo uso de equipamentos que não atendem as normas regulamentadoras.

Uma pesquisa levantou o fato de ter sido noticiados mais de 528.473 casos de acidente de trabalho por máquinas entre 2012 e 2018, o que resultou em uma perda de 14 milhões de dias de trabalho que poderiam ter sido evitados por essa inspeção diária. Essa inspeção não leva mais de dez minutos, portanto, não hesite em investir nessas avaliações diárias e proporcione um ambiente de trabalho muito mais saudável para seus colaboradores.

Postagem criada em: 07/12/2021 - 11:49


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.