Seu ar comprimido está de acordo com a NR?

Poucos sabem mas a inspeção de compressor é fundamental para que a sua indústria se mantenha de acordo com os requisitos previstos na Norma Regulamentadora NR-13 e não receba multas por parte dos órgãos governamentais. Desde a fabricação do compressor até a qualidade do reservatório de ar, é essencial que esteja de acordo com os requisitos da norma.

Afinal, de maneira sucinta, a função básica de qualquer compressor é, através da transformação do ar ambiente em ar comprimido, fornecer o suprimento necessário para todas as unidades, sempre com a pressão e vazão adequadas para a demanda básica da planta industrial.

Então, essa inspeção se faz muito importante para que o compressor garanta o suprimento ideal para cada necessidade, sempre com máxima qualidade e eficiência para que não haja uma danificação dos demais componentes dos equipamentos industriais tais como as tubulações que transportam o ar comprimido e os equipamentos que o recebem.

Vale salientar que essa inspeção só deve ser realizada por um um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Mecânico, assim como os demais serviços de inspeção de caldeiras, vasos de pressão, autoclaves, boilers e tubulações para a emissão dos seus devidos laudos de inspeção e adequação à norma.

Portanto, não hesite em pesquisar bem entre as empresas que realizam essa inspeção para garantir um boa vistoria em seus compressores a fim de assegurar a sua atuação de acordo com os requisitos previstos pelas Normas Regulamentadoras. Vale destacar que o não cumprimento das normas pode gerar multas, então não negligencie as inspeções nos seus compressores.

Postagem criada em: 06/12/2021 - 11:04


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.