Evite acidentes no ambiente de trabalho industrial

Os vasos de pressão são essenciais para as indústrias e, para que apresentem toda a eficiência esperada e, principalmente, não causem acidentes, é fundamental que a indústria invista na inspeção de vasos de pressão interna e externa dentro de todos os prazos ideais. Por este motivo, resolvemos falar de maneira mais específica sobre o que a norma regulamentadora que rege os vasos de pressão, a NR-13, diz sobre a periodicidade ideal para que essas inspeções, tanto interna quanto externa, aconteçam.

De maneira simples, a norma indica o prazo ideal de acordo com a categoria em que o vaso de pressão específico se encontra. Sendo assim, para os vasos de categoria I, o prazo de  inspeção ideal é de um ano, enquanto para os vasos de categoria II, o prazo ideal é de dois anos e assim sucessivamente até os vasos de categoria V, onde o prazo ideal é de cinco anos, com seu prazo de inspeção interna variando entre três e dez anos.

Contudo, no caso de empresas e indústrias que possuem SPIE, esse prazo é diferente, sendo de três anos para inspeções de vasos de categoria I e assim sucessivamente até a categoria V onde o prazo ideal é de sete anos. As inspeções internas neste caso também mudam, sendo de seis anos para os de categoria I e a definir para os de categoria V.

Portanto, não hesite em contar com boas empresas que realizam essas inspeções e garanta a atuação dos seus vasos de pressão de acordo com os padrões previstos nas normas para que haja maior segurança no ambiente de trabalho industrial.

Postagem criada em: 06/12/2021 - 16:40


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.