Mantenha sua indústria de acordo com a NR12

Sabemos como é importante garantir a segurança no ambiente de trabalho e, parte dessa importância é possível ver na Norma Regulamentadora NR12 - a norma regulamentadora que cuida sobre a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos, a mais extensa da legislação brasileira.

Essa norma visa, principalmente, apresentar os melhores meios e medidas para a proteção da manter a integridade física dos trabalhadores no ambiente industrial de trabalho e, também, prevenir quaisquer acidentes durante as fases de projeto e uso das máquinas ou equipamentos diversos. Ela rege desde a fabricação das máquinas, até a sua importação, comercialização, exposição e cessão.

As empresas que possuem a certificação NR12 demonstram a adequação da sua empresa à legislação brasileira, apesar dessa certificação não ser obrigatória. Essa certificação apresenta que todos os maquinários que estão sendo utilizados foram montados de maneira segura e atuam com máxima segurança, não apresentando risco algum aos operadores da indústria.

Desde a instalação até as eventuais manutenções e enfim o descarte após chegar à inutilização, essa certificação atesta que esses equipamentos são seguros para o manuseio em todas as etapas. Mesmo com um custo elevado para o investimento inicial, a redução dos riscos de acidentes que essa certificação garante é uma forma de evitar processos trabalhistas e afastamentos.

Portanto, possuir essa certificação favorece não só o bem estar dos funcionários durante o desenvolvimento das suas atividades no ambiente industrial de trabalho, como também, a saúde financeira da indústria e o ritmo de produção no parque industrial, dinamizando ainda mais os processos de produção.

Postagem criada em: 03/12/2021 - 16:41


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.