O seu compressor precisa de inspeções

Os compressores de ar e os vasos que funcionam sob pressão são equipamentos considerados perigosos, já que de fato podem apresentar risco à integridade física e mental dos colaboradores de uma indústria quando em más condições de uso. Por este motivo, resolvemos falar um pouco mais sobre a importância das inspeções periódicas desses equipamentos.

Essas inspeções são obrigatórias e devem acontecer, preferencialmente, a cada doze meses para assegurar o seu pleno funcionamento. Em conjunto com essas inspeções, deve haver a emissão do laudo de compressor de ar com informações precisas a respeito da qualidade de atuação do compressor, seu tempo útil e as melhores medidas para diminuir o risco que eles possam estar apresentando ao ambiente de trabalho.

Esse laudo deve ser emitido somente por um profissional técnico habilitado, ou seja, somente por um Engenheiro Mecânico para assegurar a confiabilidade de todos os dados levantados a respeito das condições atuais do equipamento. E, vale salientar que a confiabilidade dos dados é essencial para que você não seja autuado futuramente por anomalias apresentadas pelos compressores.

Para a emissão deste laudo, há diversas inspeções nos compressores, como, por exemplo, a inspeção visual externa com medição de espessura por ultrassom e a calibração da válvula de segurança e mais diversos outros dispositivos com certificado, lacre e plaqueta de identificação para que você tenha ainda mais segurança no ambiente de trabalho.

Portanto, não deixe de investir nas inspeções e mantenha a sua empresa de acordo com os requisitos da Norma Regulamentadora NR13, evitando acidentes de trabalho e, também, multas ou demais penalidades por irregularidades dos seus compressores de ar.

Postagem criada em: 07/12/2021 - 15:00


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.