Ensaio Geotécnico para Analisar o Solo

Quando falamos sobre um procedimento como o ensaio de granulometria, nos referimos a nada mais, nada menos do que um estudo do solo que visa determinar a distribuição granulométrica do solo presente na obra em questão.

Com o uso desta técnica, é possível realizar o reconhecimento de  atributos do solo em questão, para que as operações de construção sejam realizadas dentro das qualificações e exigências segurança adequados às normas regulamentadoras vigentes em lei nacional.

Mas afinal, qual a grande e real finalidade deste processo e por que ele é tão importante? Vamos entender os detalhes a seguir. Atente-se às informações:

De modo geral, então, este tipo de ensaio é praticamente definido como um teste que determina o percentual em peso que cada faixa delimitada de tamanho de grãos irá representar no total de massa seca utilizada para o ensaio, a partir da amostra obtida.

Tendo todos estes fatores em vista, então, é de suma importância que, para que se tenham resultados precisos e de alta qualidade, torna-se essencial contratar os serviços de uma empresa competente e que disponha da melhor mão de obra do mercado, vinda de profissionais qualificados e com experiência plena para a execução perfeita de todo o processo. Estes podem ser técnicos ou engenheiros.

Outro ponto importante que deve ser destacado é que tanto o procedimento em si, quanto os profissionais envolvidos devem se atentar em cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Postagem criada em: 29/07/2021 - 08:44


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.