Evite os acidentes por máquinas

Que o índice de casos de acidente de trabalho causados por máquinas e equipamentos é alto, já não era segredo para ninguém, contudo, um estudo feito pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho apresentou que entre 2012 e 2018, houve 528.473 acidentes de trabalho envolvendo maquinários.

Destes 528.473 casos, foram 2.058 mortes acidentárias notificadas e mais de 25.790 casos de amputações ou enucleações. São números alarmantes tendo em vista a era tecnológica na qual vivemos e, também, o número de leis trabalhistas e normas regulamentadoras vigentes que possuímos.

Esse índice nos apresenta a alta necessidade do cumprimento das leis trabalhistas, como por exemplo, a NR-12, que dispõe sobre a obrigatoriedade da apreciação de risco nos ambientes de trabalho que envolvem a fabricação das máquinas, sua importação, comercialização, exposição, utilização e muito mais.

A apreciação nada mais é do que o conjunto das etapas de análise e avaliação do risco. Respectivamente, a análise e avaliação do risco é onde se realiza uma vistoria completa nos maquinários para entender seus limites e riscos e, também, desenvolver medidas para minimizar esses riscos.

A princípio, muitos podem achar que investir nessas avaliações não vale a pena, contudo, além do número alarmante de casos, as pesquisas do Observatório também apontaram que as despesas com afastamentos acidentários custaram mais de R$ 732 milhões à Previdência Social e geraram inúmeras multas para as empresas, com uma somatória de perda de mais de 14 milhões de dias de trabalho.

Por fim, não hesite em contar com uma empresa especializada em várias áreas da engenharia para garantir a segurança no ambiente de trabalho e evitar os acidentes de trabalho causados por máquinas.

Postagem criada em: 03/12/2021 - 13:22


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.