Realizando um Ensaio Preciso do Solo

Você já ouviu falar sobre o CBR? Este é um ensaio de determinação do solo também conhecido como Índice de Suporte Califórnia (ISC), no qual consiste em um ensaio que tem seu foco voltado para o dimensionamento de pavimentos rodoviários, onde o mesmo permite expressar a relação entre a resistência à penetração de um cilindro padronizado numa amostra do solo compactado e a resistência do mesmo cilindro em uma pedra britada padronizada.

Tendo em vista a grande importância deste procedimento para todo um projeto de engenharia e construção civil, é essencial contar com o auxílio de uma empresa especialista no assunto para realizar este estudo, além do conhecimento e experiência de profissionais qualificados da área, técnicos e engenheiros.

Agora, vamos entender melhor como todo este processo de ensaio funciona:

De forma geral, o ISC é dividido em três fases: compactação do corpo de prova, sendo esta etapa responsável por realizar a compactação com energia padrão, atentando-se ao número correto de golpes e camadas, correspondentes à energia desejada, normal ou modificada; logo depois é feita a expansão que após a moldagem dos corpos de prova, é hora de obter os valores de expansão. Para isso, o conjunto já preparado para o ensaio, é imergido em água por no mínimo 4 dias, devendo ser realizado leituras no extensômetro a cada 24 horas; e por último nós temos a etapa da resistência à penetração, onde é retirado o corpo de prova após o período de imersão, e deixado para poder ser drenado naturalmente por até 15 minutos.

Postagem criada em: 28/07/2021 - 14:00


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.