Quem pode operar as caldeiras industriais?

Não é segredo para ninguém que trabalhar com caldeiras apresenta inúmeros riscos, tais como explosões, incêndios, intoxicações com o vapor, choques elétricos, ferimentos diversos e, até mesmo, quedas. Por este motivo, contar com uma equipe altamente especializada faz total diferença no ambiente industrial de trabalho.

Uma equipe especializada no trabalho com caldeiras irá garantir, além de maior dinamismo no ambiente de trabalho, a execução das tarefas com total segurança, evitando acidentes de trabalho, e maior qualidade, já que saberá manusear as caldeiras de maneira adequada para que os resultados necessários no aquecimento ou vaporização das substâncias sejam obtidos com excelência.

Dessa maneira, investir em um bom treinamento de operador de caldeira pode ser a melhor alternativa para garantir um ambiente de trabalho adequado e com exposição aos riscos minimizada. De acordo com a Norma Regulamentadora NR-13, esses treinamentos devem ser presenciais e, também, devem submeter os operadores à prática profissional supervisionada da caldeira na qual irá trabalhar.

Ainda de acordo com a NR, esses treinamentos devem incluir prática nas caldeiras de categorias A (pressão de operação é igual ou superior a 19,98 kgf/cm², com volume superior a 100 litros) e B (pressão de operação seja superior a 0,61 kgf/cm² e inferior a 1 19,98 kgf/cm2, volume interno superior a 100 cem litros) em um período mínimo de duração de oitenta e sessenta horas respectivamente para que o colaborador seja apto a atuar como operador de caldeiras a vapor.

Portanto, se você deseja atuar de acordo com a legislação e garantir um ambiente de trabalho ainda mais seguro e dinâmico, com uma produção de alta qualidade, é de suma importância contar com uma equipe treinada e devidamente certificada.

Postagem criada em: 08/12/2021 - 13:33


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.