Conheça um dos Mais Importantes Testes de Solo

Quando falamos sobre um procedimento tão importante como o ensaio de integridade de baixa deformação, popularmente conhecido como ensaio de integridade PIT, nós nos referimos basicamente a um teste baseado na aplicação de uma excitação mecânica no topo de uma estaca, onde se realiza um golpe com um martelo de mão aplicado axialmente à estaca, preferencialmente no seu topo, e na verificação da resposta do sistema a esta excitação, causada pela variação na impedância da estaca. Uma fórmula específica é aplicada para fazer o cálculo de variação, obtendo resultados de maior precisão no uso do PIT.

Tendo estes fatores de grande utilidade e importância em evidência para um projeto de engenharia civil, este estudo geotécnico deve ser executado com qualidade e muita precisão, para poder garantir resultados de alto padrão e confiáveis. Para tanto, torna-se de essencial importância contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, com experiência no mercado e que disponha da mão de obra de profissionais técnicos e engenheiros com amplo conhecimento para a execução dos serviços.

Mas afinal, quais são as vantagens de se aplicar este tipo de ensaio nos projetos de engenharia civil? Vamos entender melhor, de uma forma simplificada:

Os ensaios PIT para avaliação de integridade em estacas têm um custo relativamente baixo, são de rápida execução e são ensaios não destrutivos.

Muito importante frisar que, tanto o procedimento em si, quanto os profissionais envolvidos devem se atentar em cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Postagem criada em: 29/07/2021 - 09:10


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.