Esse laudo é obrigatório, sua indústria o possui?

Os vasos de pressão, assim como os compressores de ar, são equipamentos amplamente utilizados mas que, segundo a Norma Regulamentadora NR-13, podem apresentar risco aos colaboradores de uma indústria caso não estejam em plenas condições de uso. Essa mesma norma estipula requisitos sobre a sua inspeção e, também, emissão de laudos.

Então, logo podemos notar como o laudo de vasos de pressão é importante e que, por estar previsto por uma norma regida por lei, negligenciar este laudo pode trazer sérias consequências para a indústria. Um grande exemplo disso é o fato de, mesmo que houver uma inspeção, mas, não houver documentação sobre essa avaliação, a indústria pode ser multada entre R$ 4 mil a R$ 20 mil.

Esse laudo deve ser posicionado na própria estrutura do aparelho, em um ponto de fácil acesso e visível, com um alerta indelével de identificação com informações sobre o seu fabricante, seu ano de fabricação, pressão máxima aplicável, índice de pressão do teste hidrostático e código de projeto e seu ano de edição.

Além disso, é importante salientar que, tanto as inspeções quanto a emissão do laudo, só podem ser realizadas por um profissional habilitado, ou seja, um Engenheiro Mecânico, já que todas as informações contidas neste documento devem ser verídicas e confiáveis para que não haja maiores exposições a risco no ambiente de trabalho. 

Por fim, se você não costuma investir nas inspeções deste equipamento, é essencial que comece agora mesmo a promover essas avaliações e tenha bons laudos para evitar quaisquer atuações por parte dos órgãos governamentais.

Postagem criada em: 07/12/2021 - 16:01


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.