Estudos Relevantes para a Engenharia Civil

Você sabe do que se tratam os processos geotécnicos? Quando falamos sobre eles, não podemos deixar de citar os principais, como o ensaio de compactação de solos, sendo este um conjunto de estudos que são extremamente relevantes para o mercado de engenharia civil, e este teste em específico tem como principal objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados, para a plena realização e efetivação de uma obra, garantindo a qualidade e segurança da mesma.

É importante lembrar que, para que se tenham resultados precisos e de alta qualidade, deve-se contratar serviços de uma empresa competente e que disponha da melhor mão de obra do mercado, vinda de profissionais qualificados e com experiência plena para a execução perfeita de todo o processo. Estes podem ser técnicos ou engenheiros.

Mas afinal, como é realizada esta compactação? Entenda mais sobre os detalhes deste procedimento a seguir. Atente-se às informações:

Este proceso basicamente consiste em se compactar uma amostra dentro de um recipiente cilíndrico, com aproximadamente 1.000 cm³, em 3 camadas sucessivas, sob a ação de 25 golpes de um soquete pesando 2,5 kg, caindo de 30,5 cm de altura. n = Número de camadas; V = Volume do solo compactado (cm³).

Outro ponto importante que deve ser destacado é que tanto o procedimento em si, quanto os profissionais envolvidos devem se atentar em cumprir com todas as exigências e orientações de segurança e qualidade previstas pelas normas regulamentadoras vigentes dentro da lei nacional, como também a própria empresa deve comprovar certificação e licença para a realização de todo o projeto.

Postagem criada em: 28/07/2021 - 16:01


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.