Saiba quais riscos suas máquinas podem oferecer!

Os acidentes de trabalho envolvendo máquinas e equipamentos são uma das principais causas dos acidentes de trabalho, ocupando mais de 15,19% dos dados registrados entre 2012 e 2018 no Brasil segundo uma pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Por esta razão, é essencial manter sempre uma relação atualizada sobre os riscos que seus maquinários podem apresentar.

Além disso, essa mesma pesquisa aponta que, o total de mortes causadas pelas máquinas e equipamentos é três vezes maior que a dos outros grupos e, os acidentes que envolvem amputações causadas por máquinas e equipamentos podem ser até quinze vezes maiores que as demais causas.

O Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trabalho e, então, se faz importante seguir estritamente todos os requisitos previstos nas Normas Regulamentadoras a fim de garantir a segurança e condições adequadas de trabalho nos ambientes para todos os colaboradores.

Dados apontam que os custos com afastamentos acidentários passaram de R$ 732 milhões à Previdência Social neste período entre 2012 e 2018 por causa do número de afastamentos e, esses afastamentos causaram a perda de mais de 14 milhões de dias de trabalho.

Dessa maneira, os custos que as empresas possuem por não cumprirem as normas regulamentadoras é muito maior do que o investimento nas vistorias e medidas protetivas. Como a apreciação de risco NR12, um conjunto da análise e da avaliação de riscos que tem como objetivo identificar quais são os perigos que a máquina ou equipamento apresentam.

Portanto, não deixe de investir nas vistorias e na emissão de laudos para saber os riscos que seus maquinários apresentam e garantir a segurança no local de trabalho.

Postagem criada em: 03/12/2021 - 10:27


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.