Analise seu maquinário diariamente e salve vidas

Você sabe qual é a importância de fazer uma inspeção nos maquinários diariamente e quais os benefícios que essa prática pode trazer para você? Primeiramente, a inspeção de máquinas feita todos os dias é capaz de salvar vidas e garantir a preservação da integridade física de todos os colaboradores, evitando que uma falha no funcionamento pegue alguém desprevenido. 

Essa inspeção consiste na observação e análise do equipamento utilizando os próprios sentidos, não há necessidade de demais equipamentos. Essa inspeção toma apenas cinco ou dez minutos do período de trabalho, com a principal função de verificar se todos os componentes do maquinário estão funcionando como deveriam.

A prática diária dessa inspeção evita uma série de acidentes e é importante salientar que, de acordo com as Normas Regulamentadoras vigentes, as fichas dessa inspeção devem ser assinaladas e arquivadas para que, em caso de acidente, o documento possa ser utilizado para fins de perícia.

E não há segredos para essa inspeção, utilizando os sentidos como a visão, o tato e a audição é possível investigar, de maneira superficial, a existência de algum problema no equipamento, como por exemplo, no sistema de iluminação, como luzes de alerta, e nos freios, analisando seu tempo de resposta.

Portanto, são pequenas práticas que podem evitar grandes acidentes e preservar a saúde física e mental dos colaboradores das indústrias que desenvolvem suas atividades fazendo uso de maquinários diversos. Essas práticas podem, também, evitar a sobrecarga dos equipamentos que já apresentam algum sinal de falha, de modo a evitar sua parada total.

Postagem criada em: 06/12/2021 - 13:30


Sobre a categoria dessa página Engenharia: Bem vindo ao At 24 horas, nosso objetivo consiste em oferecer o melhor conteúdo sobre diversos temas, saiba mais sobre empresas de Engenharia.